sexta-feira, 25 de março de 2011

Matéria de capa do Jornal Cruzeiro do Sul sobre futebol virtual e a Liga Sorocabana

Renato Francisco e Tiago Purê

Uma diversão que atrai cada vez mais praticantes, o futebol virtual conquista todos os dias crianças, jovens e adultos do mundo todo e em Sorocaba não é diferente. Adeptos de todas as idades disputam as telas de televisão ligadas aos games digitais, levando a paixão e a emoção do gol além das quatro linhas do gramado convencional.

E alguns dos milhares de praticantes em Sorocaba hoje são mais de 15 mil, segundo o presidente da Liga Sorocabana de Futebol Virtual, Vinícius Tomasi, atestam que quando os dribles são manuseados com habilidade a partir de toques em um joystick, a emoção é tão contagiante como na vida real.

Esse sentimento pode ser conferido nas competições realizadas pela Liga Sorocabana como a 6.ª Copa da Liga Sorocabana da modalidade, que acontece nos dia 2 e 3 de abril, no Boteco da Bola Maracanã, local que passa a sediar as disputas organizadas pela Liga.

O jogo nas telas simula o universo fascinante da bola, que deixa jogadores atentos e tensos, enquanto a torcida vibra como no estádio de futebol.

Criado na década de 90, o futebol virtual ganhou versões para Playstation, Playstation 2 e Playstation 3. "É uma grande festa e, como não há limites, crianças, adolescentes, adultos e idosos disputam lado a lado", comenta Vinícius Tomasi. Segundo ele, enquanto no futebol real os "mais obesos ou velhinhos" são discriminados na hora da montagem dos times, no futebol virtual essas diferenças acabam.

Essa também é a opinião do estudante Ritchieli Graciano Greco, 13 anos, que pratica futebol virtual há sete anos. "O game é bastante democrático. Aqui nós (jogadores) escalamos o time, posicionamos os jogadores e até definimos o sistema tático", declarou. "Fiquei em 32.º lugar no Campeonato da Liga e 16.º no Tem Games. Minha meta é melhorar de posição nos próximos torneios", afirmou Ritchieli, que treina aproximadamente três horas por dia.

Ritchieli Graciano Greco

Já Renato Francisco Souza de Oliveira, de 20 anos, conseguiu resultados melhores -- ficou em oitavo no campeonato da Liga e foi vice-campeão no Tem Games. Ele relata que a emoção do futebol virtual é que cada jogo é um jogo. "Antes do jogo, somos como técnicos. Definimos a estratégia e a equipe. Durante a partida também podemos mudar. Isso é muito legal", afirma.

Apesar dos bons resultados conquistados recentemente, Renato não quer saber de compromisso sério com o futebol virtual. "É um hobby para mim. Jogo para me divertir. Se ficar pensando nos prêmios que são oferecidos não dá certo. Prefiro jogar relaxado", explicou.

A 6.ª Copa da Liga Sorocabana de Futebol Virtual está programada para os dias 02 e 03 de Abril. Entre as novidades da edição 2011 da competição estão o novo local e a infraestrutura que agora conta com arena de jogos, placar eletrônico, sonorização profissional e a possível presença de um jogador profissional de futebol.

A copa será realizada no Boteco da Bola Maracanã, no Bairro de Vila Hortência. Outra grande novidade serão as arenas de jogos montadas para trazer maior comodidade aos participantes. Agora são oito arenas com televisores de LCD, que tornarão a copa mais dinâmica e com intervalos menores entre os jogos. Um placar eletrônico também será montado especialmente para a divulgação dos resultados e um sistema de som profissional garantirá a qualidade na comunicação das informações relativas aos jogos e jogadores.

"Nosso objetivo é trazer melhorias a cada nova edição da copa", diz Vinícius Tomasi. "Queremos que as competições promovidas pela Liga Sorocabana estejam no mesmo nível dos campeonatos estaduais e do Brasileiro. Sempre ofereceremos organização e infraestrutura profissional".

Muito mais que um hobby


Vinícius também alerta para os ganhos que um bom jogador de futebol virtual pode ter. "Diferentemente dos que pensam que videogame é apenas hobby, ser um jogador de futebol virtual tornou-se algo rentável. Atualmente, são muitos os jogadores profissionais que vivem exclusivamente disso. É possível obter uma renda mensal média que vai de 3 a 5 mil reais sendo um jogador profissional", informa Vinícius.

"Há uma boa quantidade de campeonatos mensais com premiações bastante atraentes, além de patrocinadores que investem nos jogadores. Videogame deixou de ser coisa de criança faz tempo".

Vinicius Tomasi - Presidente da Liga Sorocabana de Futebol Virtual

Outra atração da 6.ª Copa de Futebol Virtual será a presença de um jogador de futebol nas finais do torneio. O nome é mantido em sigilo, mas Tomasi garante que os apaixonados pelo futebol irão gostar muito do convidado, devido à sua história nos campos e sua simpatia com a torcida brasileira.

Assim como a última edição, a copa reunirá 128 participantes de várias partes do Brasil, que irão disputar partidas do game "Pro Evolution Soccer (PES)" do Playstation 3. Serão formados 32 grupos de quatro jogadores. Os dois melhores de cada grupo avançam às fases finais de mata-mata.

Os finalistas serão premiados com um Playstation 3 para o campeão, um MP3 Sony Série W para o vice e um controle do Playstation 3 para o terceiro colocado. Também serão sorteados dois jogos do Playstation para competidores e torcedores.

As inscrições para participar da Copa estão abertas e podem ser feitas online através do blog da Liga Sorocabana no endereço http://ligasorocabana.blogspot.com ou pessoalmente no Boteco da Bola (rua Assis Machado, 572 - Vila Hortência), Mix Games (rua Padre Luís, 414 - Centro) e na Prepara Cursos Profissionalizantes (rua Arthur Gomes, 201 - Centro). A taxa de inscrição é de R$ 30,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 8141-7929. (A.L.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário